Dia de reflexão sobre o mês da Consciência Negra

Como parte das ações no combate ao racismo e para construção de uma sociedade antirracista, a Escola Professora Dirce Aparecida Pereira Marcondes, realizou no dia 11 de novembro ação de reflexão e respeito a culturas afrodescendente. A atividade foi conduzida em pareceria com a psicóloga Bruna Ribeiro, que atende a unidade escolar, o grêmio estudantil e a professora da sala de leitura Juraci Silva.

A ação contou com a participação do grupo de capoeira Vida, comandado pelo Mestre capoeirista Moranguinho, que além da apresentação de capoeira propiciou um momento de reflexão sobre o respeito a cultura e a importância de momentos como estes para que o respeito a diversidade seja comtemplado. A diretora da unidade escolar, Professora Ana Paula, ressalta a importância da conscientização sobre o respeito ao próximo, a diversidade cultural e acima de tudo a toda e qualquer manifestação artística.
A ação faz parte do processo formativo do grêmio estudantil, promovido pela Diretoria de Ensino Regional de Pindamonhangaba, que trabalha as temáticas voltadas ao respeito a diversidade durante todo o ano letivo. É de suma importância ter um dia dedicado ao respeito a diversidade, contudo essa construção deve acontecer “todos os dias”, além de um dia da consciência negra, precisamos de todos os dias nos conscientizar sobre o respeito as todas as dimensões que compõem o ser humano, esse é o grande desafio da escola pública na atualidade.