III Encontro Macrorregional dos Grêmios Estudantis

Tema: “O Grêmio que queremos na escola que temos” – Grêmio Estudantil Transforma

Campos do Jordão recebeu no último dia 09 de outubro o Encontro Macrorregional das 6 Diretorias de Ensino da Região do Vale do Paraíba e Litoral, que fazem parte do Polo 13, sendo Pindamonhangaba, São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Caraguatatuba e Guaratinguetá, totalizando 301 escolas que representam 154 mil alunos de todo o Polo.

O Encontro faz parte das metodologias de trabalho dos Grêmios Estudantis da Secretaria Estadual de Educação, fazendo parte do Calendário Oficial da Secretaria e está em sua terceira edição, tendo as diretorias de São José dos Campos e Jacareí sediado as edições anteriores.

Neste sentido, o Encontro foi uma grande oportunidade de interação, troca e incentivo a boas práticas nas Unidades Escolares do Polo 13.

O Grêmio Estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais, sendo o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática.

A Secretaria de Estado da Educação entende que toda representação estudantil deve ser estimulada, pois, ela aponta um caminho para a democratização da Escola. Por isso, o Grêmio nas Escolas Públicas devem ser estimulados pelos Gestores da Escola, tendo em vista que ele é um apoio à Direção numa gestão colegiada.

Neste sentido, o Grêmio Estudantil tem como função garantir a participação democrática dos jovens em todo o processo de gestão da Unidade Escolar e, a conscientização sobre esse papel e a importância do fortalecimento deste colegiado é fundamental para que a democracia seja exercitada de forma consciente, segura e com responsabilidade.

O Encontro foi uma importante oportunidade para troca de experiências e para o fortalecimento das interações entre os jovens, sendo que o ato concreto do foi a construção em conjunto de seis painéis, sendo distribuídos 1(um) como motivação para que todo esse processo seja fortificado, também, em suas Diretorias e em suas Unidades Escolares de origem.

Por fim, o Encontro foi um grande desafio para que a escola pública seja reconhecida como um espaço seguro, atrativo e propício para o crescimento integral do estudante em sua formação pedagógica e cidadã.